Video

Slide do bloogger:

terça-feira, 18 de abril de 2017

CONFIRA COMO FOI TRÍDUO PASCAL NA IGREJA MATRIZ DE SÃO GONÇALO

O Tríduo Pascal deu início com a Celebração da Quinta - Feira Santa, a Missa da Ceia do Senhor, onde Nosso Senhor Jesus Cristo institui três novidades: A Eucaristia, o Sacerdócio Católico e o Novo Mandamento ("Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" cf. Jo 13, 34). Esta Celebração também é conhecida como Missa do Lava Pés. 

A Celebração teve início às 17h e teve grande participação da Comunidade apesar da chuva forte e da falta de energia. Tudo foi prontamente organizado com zelo e amor pela Pastoral Litúrgica.

Ao final da Santa Missa foi realizada a procissão do Traslado com o Santíssimo Sacramento até o Altar da Reposição preparado dentro do Templo. Houve então Adoração ao Senhor Sacramentado até a meia noite realizada pelas pastorais e movimentos da Paróquia.

Na Sexta Feira Santa aconteceu às 15 h  o mesmo horário em que Jesus entregou sua vida na Cruz foi realizada na Igreja Matriz a Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo que contou com: a Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na cruz e Eucaristia. Neste dia não há Santa Missa em parte nenhuma do mundo. É também dia de Jejum e abstinência de carne. 




Às 17h foi exibido o filme "A Paixão de Cristo", do produtor católico Mel Gibson. Às 19h, deu-se inicio à Novena da Misericórdia. Logo em seguida, ocorreu a apresentação "Cântico de Verônica", interpretada pela ministra de música da Paróquia, Joice Reis. 20h, uma grande multidão saiu em procissão pelas ruas da cidade, com velas e tochas, entoando piedosamente cânticos penitenciais que recordavam a Paixão do Senhor, acompanhados pelas imagens de N. S. das Dores e de Jesus desfalecido. Ao chegarem na Matriz, recordaram o sepultamento de Jesus, colocando flores e velas no espaço que representava o sepulcro. Foi um momento de grande demonstração de Fé e meditação, neste dia foi celebrado no mundo todo: a Paixão e Morte de Jesus.





No Sábado Santo aconteceu a grande Vígila Pascal - a Celebração mais importante do Ano Litúrgico, chamada também de a "mãe de todas as Vigílias" pelo grande teólogo, Bispo e Doutor da Igreja, Santo Agostinho , foi solenementíssimamente celebrada no fim  da noite deste Sábado Santo (15/04/17) e inicio do Domingo de Páscoa na Igreja Matriz da Paróquia São Gonçalo.



Centenas de fieis participaram da Liturgia que dividiu-se com: a Bênção do fogo, Liturgia da Palavra, Rito batismal e Liturgia Eucarística. A Solene Vigília iniciou-se no patamar da Igreja, com o do Círio Pascal, que representa o Cristo ressuscitado. A Liturgia da Palavra, contou com 7 leituras do Antigo Testamento intercaladas com 7 salmos e 1 uma leitura da carta de São Paulo do Novo testamento com o seu salmo . A proclamação da ressurreição ocorreu ao som da entoação de um jubiloso Hino de Louvor.  Nesta mesma noite, houve o batismo de 22 catecúmenos.


Após a Liturgia Eucarística, o pároco do município, Padre Oscar Almeida, agradeceu a todos que colaboraram com a boa vivência e participação da Semana Santa na cidade.


Confira abaixo alguns registros desta Grande Solenidade:
Curta nossa página oficial no facebook:https://www.facebook.com/paroquiasg/

































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário